Publicador de continguts

COMPARTILHAR

Junho Vermelho: Hemocentro de Brasília lança campanha e nova logomarca para fortalecer a importância da doação de sangue

Desativar botões de compartilhamento nas redes sociais
No
Chamada
Autor
Etiqueta
Cor da etiqueta
#
Imagem de destaque
URL de redirecionamento
Descarrega URL de redirecionamento
Titulo de Destaque
Texto da Matéria

 

Com programação intensa, o Hemocentro reforça a importância da doação regular em um dos períodos mais críticos do ano para os estoques de sangue.

 

Doar sangue é um gesto silencioso, mas capaz de sustentar vidas inteiras. Neste Junho Vermelho, a Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) lança a campanha “Conexão Vital” para conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue. Criada de forma pro bono pela agência Klimt sob o conceito “Dar o sangue pela vida fortalece nossa corrente vital”, a campanha reforça como cada doação fortalece uma rede invisível e indispensável, que salva vidas todos os dias. 

 

A campanha é o fio condutor da programação especial preparada pelo hemocentro para o mês que, oficialmente, integra o calendário do Ministério da Saúde como marco nacional de conscientização sobre a doação de sangue — uma mobilização ainda mais necessária nesta época do ano, quando os estoques historicamente caem devido ao aumento de doenças respiratórias e à proximidade com o inverno.

 

“Nosso desafio é permanente: manter os estoques abastecidos e sensibilizar a sociedade para a importância de doar sangue regularmente. Junho é uma oportunidade simbólica e estratégica para reforçar essa mensagem”, destaca o presidente da FHB, Osnei Okumoto.

 

Como parte das comemorações, no dia 4 de junho será inaugurada a Feira Rural do Hemocentro, fruto de uma parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF), funcionando das 9h às 15h. Com o objetivo de oferecer produtos locais e estimular a integração entre saúde, alimentação e solidariedade, a feira tratá serviços como venda de chás, geléias, sorvete de frutas do cerrado, mel e hortaliças orgânicas, entre outros.

 

No Dia Mundial do Doador de Sangue, 14 de junho, será realizada a 3ª edição da campanha “Mulheres no Poder, Doando Sangue e Salvando Vidas”, promovida pela Vice-Governadoria do Distrito Federal. A expectativa é reunir cerca de 300 pessoas, entre doadoras, autoridades e apoiadores, para celebrar o protagonismo feminino e fortalecer os estoques em um período crítico.

 

A programação também inclui a realização da corrida “Tá no Sangue”, no dia 21 de junho, em parceria com o Grupo Band — TV Band e Rádio Band News FM Brasília. A prova será realizada no Memorial dos Povos Indígenas, com largada às 17h, e pretende ampliar a visibilidade sobre a causa e engajar novos públicos, reforçando a ideia de que saúde, esporte e solidariedade caminham juntos. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site Central da Corrida.

Nova logomarca reforça modernização

Outro marco importante deste Junho Vermelho é a oficialização da nova logomarca da Fundação Hemocentro de Brasília, publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) em 16 de maio de 2025, por meio da Instrução Normativa nº 123/2025. A atualização reforça a imagem do Hemocentro como um centro moderno e inovador, alinhado às boas práticas de comunicação institucional.

 

O manual de aplicação da nova identidade visual está disponível no site oficial da Fundação, na aba “Comunicação”, oferecendo orientações claras para o uso da marca. A nova identidade foi desenvolvida de forma voluntária pelos designers Bruno Figueiredo e Analuiza Kazniakowski, da agência Substantivo Insights Estratégicos, e busca refletir a expansão da atuação da FHB além da captação de sangue, consolidando seu papel como polo de pesquisa, inovação e tecnologia em saúde.

Coletas externas ampliam a mobilização

O mês trará ainda coletas externas em pontos estratégicos: no dia 3 de junho, no supermercado Assaí ao lado do Taguatinga Shopping, em Taguatinga, e no dia 17 de junho, na Faculdade Mackenzie, na Asa Sul, ambas das 9h às 16h. As ações visam facilitar o acesso de doadores e ampliar a participação da comunidade, reforçando a importância de manter os estoques estáveis ao longo de todo o mês.

 

O Junho Vermelho de 2025 reafirma, assim, o compromisso da Fundação Hemocentro de Brasília em manter viva a corrente vital que conecta doadores e pacientes, inspirando uma cultura de solidariedade essencial para a saúde pública.

Galeria de Imagens
Anexar documento
Descarrega Anexar documento

Visualització del menú

COMPARTILHAR

S'ha produït un error mentre es processava la plantilla.
The following has evaluated to null or missing:
==> portletPreferences.getValue  [in template "30648863014451#20119#3027012" at line 16, column 37]

----
Tip: It's the step after the last dot that caused this error, not those before it.
----
Tip: If the failing expression is known to legally refer to something that's sometimes null or missing, either specify a default value like myOptionalVar!myDefault, or use <#if myOptionalVar??>when-present<#else>when-missing</#if>. (These only cover the last step of the expression; to cover the whole expression, use parenthesis: (myOptionalVar.foo)!myDefault, (myOptionalVar.foo)??
----

----
FTL stack trace ("~" means nesting-related):
	- Failed at: parentPageId = getterUtil.getLong(por...  [in template "30648863014451#20119#3027012" at line 16, column 3]
----
1<#--  
2  Template para Menu Exibir (Navigation Menu) 
3  Exibe apenas os filhos diretos de uma página específica selecionada manualmente 
4--> 
5 
6<#--  
7  Para usar este template: 
8  1. Crie um modelo em Site Administration > Design > Page Templates > Navigation Menu 
9  2. Copie e cole este código 
10  3. Nas configurações do portlet Navigation Menu, selecione este template 
11  4. Configure a preferência "parentLayoutId" com o ID da página pai desejada 
12--> 
13 
14<#-- Configurações --> 
15<#assign  
16  parentPageId = getterUtil.getLong(portletPreferences.getValue("parentLayoutId", "0")) 
17  cssClass = "children-only-menu" 
18/> 
19 
20<#-- Se não houver ID configurado, mostre uma mensagem --> 
21<#if parentPageId == 0> 
22  <#if themeDisplay.isSignedIn()> 
23    <div class="alert alert-info"> 
24      <p>Para configurar este menu:</p> 
25      <ol> 
26        <li>Clique no ícone de configuração (⚙️) deste portlet</li> 
27        <li>Vá para a aba "Configuração da Portlet" ou "Preferências"</li> 
28        <li>Adicione uma preferência com nome "parentLayoutId" e valor igual ao ID da página pai</li> 
29      </ol> 
30    </div> 
31  </#if> 
32<#else> 
33  <#-- Obter serviço de Layout --> 
34  <#assign layoutLocalService = serviceLocator.findService("com.liferay.portal.kernel.service.LayoutLocalService") /> 
35   
36  <#-- Buscar filhos diretos da página especificada --> 
37  <#assign childLayouts = layoutLocalService.getLayouts(themeDisplay.getScopeGroupId(), false, parentPageId) /> 
38   
39  <#if !childLayouts?has_content> 
40    <#if themeDisplay.isSignedIn()> 
41      <div class="alert alert-info"> 
42        <@liferay.language key="there-are-no-menu-items-to-display" /> 
43      </div> 
44    </#if> 
45  <#else> 
46    <div aria-label="<@liferay.language key="site-pages" />" class="${cssClass}"> 
47      <ul class="nav-menu"> 
48        <#list childLayouts as layout> 
49          <#assign isSelected = (themeDisplay.getLayout().getLayoutId() == layout.getLayoutId()) /> 
50           
51          <li class="nav-item ${isSelected?string('active', '')}"> 
52            <a href="${layout.getFriendlyURL()}" class="nav-link"> 
53              ${layout.getName(locale)} 
54            </a> 
55          </li> 
56        </#list> 
57      </ul> 
58    </div> 
59     
60    <#-- CSS Básico --> 
61    <style> 
62    .${cssClass} { 
63      margin: 1rem 0; 
64
65    .${cssClass} .nav-menu { 
66      list-style: none; 
67      padding-left: 0; 
68      margin: 0; 
69
70    .${cssClass} .nav-item { 
71      margin-bottom: 0.5rem; 
72
73    .${cssClass} .active > a { 
74      font-weight: bold; 
75      color: #0b5fff; 
76
77    </style> 
78  </#if> 
79</#if>