Publicador de Conteúdos e Mídias

COMPARTILHAR

Junho Vermelho: Hemocentro de Brasília lança campanha e nova logomarca para fortalecer a importância da doação de sangue

Desativar botões de compartilhamento nas redes sociais
Não
Chamada
Autor
Etiqueta
Cor da etiqueta
#
Imagem de destaque
URL de redirecionamento
Baixar URL de redirecionamento
Titulo de Destaque
Texto da Matéria

 

Com programação intensa, o Hemocentro reforça a importância da doação regular em um dos períodos mais críticos do ano para os estoques de sangue.

 

Doar sangue é um gesto silencioso, mas capaz de sustentar vidas inteiras. Neste Junho Vermelho, a Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) lança a campanha “Conexão Vital” para conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue. Criada de forma pro bono pela agência Klimt sob o conceito “Dar o sangue pela vida fortalece nossa corrente vital”, a campanha reforça como cada doação fortalece uma rede invisível e indispensável, que salva vidas todos os dias. 

 

A campanha é o fio condutor da programação especial preparada pelo hemocentro para o mês que, oficialmente, integra o calendário do Ministério da Saúde como marco nacional de conscientização sobre a doação de sangue — uma mobilização ainda mais necessária nesta época do ano, quando os estoques historicamente caem devido ao aumento de doenças respiratórias e à proximidade com o inverno.

 

“Nosso desafio é permanente: manter os estoques abastecidos e sensibilizar a sociedade para a importância de doar sangue regularmente. Junho é uma oportunidade simbólica e estratégica para reforçar essa mensagem”, destaca o presidente da FHB, Osnei Okumoto.

 

Como parte das comemorações, no dia 4 de junho será inaugurada a Feira Rural do Hemocentro, fruto de uma parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF), funcionando das 9h às 15h. Com o objetivo de oferecer produtos locais e estimular a integração entre saúde, alimentação e solidariedade, a feira tratá serviços como venda de chás, geléias, sorvete de frutas do cerrado, mel e hortaliças orgânicas, entre outros.

 

No Dia Mundial do Doador de Sangue, 14 de junho, será realizada a 3ª edição da campanha “Mulheres no Poder, Doando Sangue e Salvando Vidas”, promovida pela Vice-Governadoria do Distrito Federal. A expectativa é reunir cerca de 300 pessoas, entre doadoras, autoridades e apoiadores, para celebrar o protagonismo feminino e fortalecer os estoques em um período crítico.

 

A programação também inclui a realização da corrida “Tá no Sangue”, no dia 21 de junho, em parceria com o Grupo Band — TV Band e Rádio Band News FM Brasília. A prova será realizada no Memorial dos Povos Indígenas, com largada às 17h, e pretende ampliar a visibilidade sobre a causa e engajar novos públicos, reforçando a ideia de que saúde, esporte e solidariedade caminham juntos. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site Central da Corrida.

Nova logomarca reforça modernização

Outro marco importante deste Junho Vermelho é a oficialização da nova logomarca da Fundação Hemocentro de Brasília, publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) em 16 de maio de 2025, por meio da Instrução Normativa nº 123/2025. A atualização reforça a imagem do Hemocentro como um centro moderno e inovador, alinhado às boas práticas de comunicação institucional.

 

O manual de aplicação da nova identidade visual está disponível no site oficial da Fundação, na aba “Comunicação”, oferecendo orientações claras para o uso da marca. A nova identidade foi desenvolvida de forma voluntária pelos designers Bruno Figueiredo e Analuiza Kazniakowski, da agência Substantivo Insights Estratégicos, e busca refletir a expansão da atuação da FHB além da captação de sangue, consolidando seu papel como polo de pesquisa, inovação e tecnologia em saúde.

Coletas externas ampliam a mobilização

O mês trará ainda coletas externas em pontos estratégicos: no dia 3 de junho, no supermercado Assaí ao lado do Taguatinga Shopping, em Taguatinga, e no dia 17 de junho, na Faculdade Mackenzie, na Asa Sul, ambas das 9h às 16h. As ações visam facilitar o acesso de doadores e ampliar a participação da comunidade, reforçando a importância de manter os estoques estáveis ao longo de todo o mês.

 

O Junho Vermelho de 2025 reafirma, assim, o compromisso da Fundação Hemocentro de Brasília em manter viva a corrente vital que conecta doadores e pacientes, inspirando uma cultura de solidariedade essencial para a saúde pública.

Galeria de Imagens
Anexar documento
Baixar Anexar documento

Menu Exibir

COMPARTILHAR

Um erro ocorreu enquanto processava o modelo.
The following has evaluated to null or missing:
==> portletPreferences.getValue  [in template "30648863014451#20119#3027012" at line 16, column 37]

----
Tip: It's the step after the last dot that caused this error, not those before it.
----
Tip: If the failing expression is known to legally refer to something that's sometimes null or missing, either specify a default value like myOptionalVar!myDefault, or use <#if myOptionalVar??>when-present<#else>when-missing</#if>. (These only cover the last step of the expression; to cover the whole expression, use parenthesis: (myOptionalVar.foo)!myDefault, (myOptionalVar.foo)??
----

----
FTL stack trace ("~" means nesting-related):
	- Failed at: parentPageId = getterUtil.getLong(por...  [in template "30648863014451#20119#3027012" at line 16, column 3]
----
1<#--  
2  Template para Menu Exibir (Navigation Menu) 
3  Exibe apenas os filhos diretos de uma página específica selecionada manualmente 
4--> 
5 
6<#--  
7  Para usar este template: 
8  1. Crie um modelo em Site Administration > Design > Page Templates > Navigation Menu 
9  2. Copie e cole este código 
10  3. Nas configurações do portlet Navigation Menu, selecione este template 
11  4. Configure a preferência "parentLayoutId" com o ID da página pai desejada 
12--> 
13 
14<#-- Configurações --> 
15<#assign  
16  parentPageId = getterUtil.getLong(portletPreferences.getValue("parentLayoutId", "0")) 
17  cssClass = "children-only-menu" 
18/> 
19 
20<#-- Se não houver ID configurado, mostre uma mensagem --> 
21<#if parentPageId == 0> 
22  <#if themeDisplay.isSignedIn()> 
23    <div class="alert alert-info"> 
24      <p>Para configurar este menu:</p> 
25      <ol> 
26        <li>Clique no ícone de configuração (⚙️) deste portlet</li> 
27        <li>Vá para a aba "Configuração da Portlet" ou "Preferências"</li> 
28        <li>Adicione uma preferência com nome "parentLayoutId" e valor igual ao ID da página pai</li> 
29      </ol> 
30    </div> 
31  </#if> 
32<#else> 
33  <#-- Obter serviço de Layout --> 
34  <#assign layoutLocalService = serviceLocator.findService("com.liferay.portal.kernel.service.LayoutLocalService") /> 
35   
36  <#-- Buscar filhos diretos da página especificada --> 
37  <#assign childLayouts = layoutLocalService.getLayouts(themeDisplay.getScopeGroupId(), false, parentPageId) /> 
38   
39  <#if !childLayouts?has_content> 
40    <#if themeDisplay.isSignedIn()> 
41      <div class="alert alert-info"> 
42        <@liferay.language key="there-are-no-menu-items-to-display" /> 
43      </div> 
44    </#if> 
45  <#else> 
46    <div aria-label="<@liferay.language key="site-pages" />" class="${cssClass}"> 
47      <ul class="nav-menu"> 
48        <#list childLayouts as layout> 
49          <#assign isSelected = (themeDisplay.getLayout().getLayoutId() == layout.getLayoutId()) /> 
50           
51          <li class="nav-item ${isSelected?string('active', '')}"> 
52            <a href="${layout.getFriendlyURL()}" class="nav-link"> 
53              ${layout.getName(locale)} 
54            </a> 
55          </li> 
56        </#list> 
57      </ul> 
58    </div> 
59     
60    <#-- CSS Básico --> 
61    <style> 
62    .${cssClass} { 
63      margin: 1rem 0; 
64
65    .${cssClass} .nav-menu { 
66      list-style: none; 
67      padding-left: 0; 
68      margin: 0; 
69
70    .${cssClass} .nav-item { 
71      margin-bottom: 0.5rem; 
72
73    .${cssClass} .active > a { 
74      font-weight: bold; 
75      color: #0b5fff; 
76
77    </style> 
78  </#if> 
79</#if>